A vida musical da cidade com sua arte.

A Camerata Jundiaí é a base iniciada como orquestra de cordas, atualmente com 12 músicos e depende da possibilidade de participação e disponibilidade dos colegas músicos que não estão tocando em outras orquestras no dia do concerto, as quais são vinculados.

O repertório será de músicas eruditas para instrumentos de cordas, do período clássico e romântico, obras de Mozart, Dvorak e Mendelssohn. Com nível técnico mais exigente dedicamos o tempo e espaço dos ensaios somente para o repertório a ser executado.

Desde a primeira formação em 2007 a preocupação é em ampliar a exigência técnica do repertório, para que haja interação dos professores experientes com estudantes de nível avançado que começam abrindo espaço para crescimento do profissional que é um dos objetivos do ICAJUN.

Nossos integrantes têm aulas com professores de orquestra e concertistas como Cecília Guida, Enio Anunes, Alejandro de Léon, Bob, Miranda, entre outros.

É a primeira vez que vamos realizar um Concerto Matinal, num período de inverno. A expectativa é que o público prestigie os projetos da cidade feitos por pessoas da cidade e que acrescenta oportunidade e realização cultural participativa.

Certamente, irão observar que a cada concerto realizado, a Camerata Jundiaí vem num crescente de repertório e execução, com o diferencial da sonoridade e habilidade instrumental com músicos de nossa cidade e região que também formam a base da Orquestra Filarmônica de Jundiaí, já inaugurada no ano passado.

Gostaria que outros músicos da cidade e região se interessassem em participar da sua Orquestra. Mesmo que não tenha uma exímia habilidade, com conhecimentos e estudos diários até a 5ª posição, poderá iniciar sua experiência musical conosco e chegar a uma orquestra profissional com experiência e repertório de qualidade.

Tem-se professores de instrumentos de cordas, violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo em várias Escolas de Música em Jundiaí e região, porém não há oportunidade de prática de grupo ou mesmo uma orquestra para complementação curricular.

Queremos com mais este trabalho abrir espaço para geração de renda e capacitação profissional elevando o valor e a arte de nossos artistas, para que se tornem excelentes instrumentistas.

Faça um comentário